top of page
Search
Writer's pictureAline Matoso

O Conteúdo Educacional na Era Digital

Você já refletiu sobre as diferenças no desenvolvimento de um conteúdo completamente digital? Muito se fala na transformação digital que a educação está passando, porém uma crítica constante a esse movimento é que muitos conteúdos não passam de uma simples digitalização de materiais impressos. Esses conteúdos não aproveitam a riqueza de possibilidades que a tecnologia oferece. Considerando essa questão, podemos refletir sobre alguns pontos que consideramos centrais na produção de uma plataforma com conteúdo totalmente digital.



Atualização constante


O primeiro ponto que diferencia uma plataforma digital do conteúdo impresso é a possibilidade constante de atualização. Essa atualização constante e entrega de conteúdo em pacotes menores é uma realidade que transforma não somente a educação, mas outras indústrias como cinema, música, jogos digitais, etc. Esse novo modelo de entrega permite conteúdos sempre atualizados, que tem a capacidade de melhorar continuamente através de feedbacks imediatos do público.

No caso da educação, os alunos não precisam esperar quatro anos pra que um fato histórico importante apareça na próxima edição impressa do seu livro. O professor não precisa esperar esse tempo para receber uma edição com as correções solicitadas.

Essa renovação contínua de conteúdo estimula o engajamento com o material. As atualizações renovam a relação do aluno com o material didático e, consequentemente, com o professor e a escola.

No Geppetto, o conteúdo é constantemente revisado e ampliado. A comunidade de educadores é convidada à participar ativamente dessa evolução com feedbacks sobre o conteúdo já existente e a sugestão de criação de novas lições. O resultado prático é a atualização semanal da base de conteúdo da plataforma Geppetto. Essa atualização constante possível em conteúdos digitais torna-se inviável em materiais impressos.

Interação a cada passo


Já se foi o tempo em que se esperava que alunos ficassem sentados assistindo as aulas. Hoje sabemos da importância dos métodos de aprendizagem ativos e acreditamos que um conteúdo digital pode auxiliar profundamente esses métodos. Em uma sequência didática mais tradicional, os momentos de apresentação de conteúdo e prática são mais claramente divididos da seguinte forma:


  1. Nos momentos de apresentação do conteúdo o aluno é colocado em uma posição mais passiva, onde ele deve ler, assistir a um vídeo, escutar uma aula.

  2. Em um segundo momento, de prática ou avaliação, o aluno é exposto a interações mais ativas com o conteúdo, realizando projetos, pesquisas e exercícios práticos.


Para nos alinharmos a metodologias ativas, porém, precisamos abrir espaço para interações com o conteúdo em todos os passos. Mesmo nos procedimento de apresentação de conteúdo, o conteúdo digital deve possibilitar a interação.

No Geppetto, as atividades são classificadas em dois principais tipos: Atividades de Desafio e Atividades de Sensibilização. Enquanto as Atividades de Desafio podem ser comparadas a exercícios de avaliação e prática, as Atividades de Sensibilização apresentam e envolvem o aluno com o tema. Mesmo que ainda não cobrem que o aluno já tenha se apropriado do conteúdo, o aluno já interage de maneira ativa em toda a sequência didática. É sobre a promoção de engajamento dos alunos.


Feedbacks imediatos


Outra importante característica de um conteúdo digital rico são os feedbacks imediatos. Feedbacks são o combustível das metodologias ativas pois quando o aluno está ativamente executando uma ação ou interagindo com um conteúdo é a resposta a essa ação que vai estimulá-lo a continuar progredindo. São os feedbacks que colocam o aluno em um ciclo de progressão gerando engajamento e autonomia.


Quanto menores forem os ciclos de feedback, mais estímulo o aluno vai receber para se manter em constante aprendizado. Com o material digital podemos reduzir esses ciclos de feedback ao mínimo. O aluno pode receber um feedback a cada passo tomado, assim percebendo um padrão ativo para consolidar seu conhecimento sobre o tema.



Sequências Adaptativas


As plataforma educacionais que buscam utilizar todo o potencial do digital abraçam a aprendizagem adaptativa. Essas plataformas possuem sequências didáticas adaptativas que analisam continuamente os dados dos alunos em tempo real e tomam decisões em segundos com base nesses dados.


Elas mudam automaticamente o que vem a seguir na sequência didática, seja alterando o conteúdo, a dificuldade ou uma ordem diferente de habilidades, em resposta aos resultados das atividades realizadas pelos alunos.


No Geppetto cada uma das nossas lições possuem mais de 200 atividades que trabalham o conteúdo através de interações variadas. Toda vez que o aluno inicia uma lição a plataforma seleciona cada uma das atividades baseada no desempenho do aluno anteriormente. Cada aluno tem uma experiência adaptada às suas necessidades, permitindo que cada estudante progrida no seu próprio ritmo e seja sempre estimulado a jogar novamente.


Conclusão


A transformação digital da educação vai muito além da disponibilização de material via um canal virtual. O conteúdo digital não deve ser visto apenas como meio de acesso ao mesmo conteúdo e formato do material impresso. A utilização do digital para transformar a relação dos alunos da nova geração com a educação só será efetiva se essa transformação passar por uma remodelação mais profunda. Essa mudança não deve acontecer somente na forma, mas na estrutura do conteúdo em si.


A plataforma Geppetto é um mundo virtual online recheado de jogos digitais e atividades lúdicas para crianças e adolescentes aprenderem inglês no seu ritmo, com tecnologia adaptativa e inteligência artificial.


Você ficou curioso para conhecer mais sobre a plataforma Geppetto e também acompanhar continuamente o aprendizado dos seus alunos de maneira fácil e intuitiva?! É simples, rápido e fácil testar gratuitamente na sua escola!

Comments


bottom of page