O ensino da gramática atual deve enfatizar uma abordagem comunicativa e envolver um leque de recursos interessantes. Teaching grammar não deve se limitar apenas ao ensino de regras e exercícios controlados, como a conjugação de verbos e tradução de tópicos gramaticais. Ela deve trazer uma prática comunicativa, seja escrita ou oral, mas que demonstra ao aluno a aplicabilidade do conteúdo no dia-a-dia.
A gramática comunicativa deve ser ensinada em contexto. DeKeyser (1998) fala que exercícios comunicativos possibilitam que alunos pratiquem a estrutura foco sob condições ‘reais’. Por exemplo, se você vai ensinar o Simple Past, considere qual o contexto que ele será apresentado: biografia, últimas férias, experiência em determinado período? Muitos professores trabalham frases isoladas e isso pode acabar dificultando o aprendizado do aluno. O contexto, portanto, ajuda na visualização da aplicabilidade da língua. Ele também ajuda na compreensão do significado do ponto gramatical.
Quando ensinamos o temível Present Perfect, por exemplo, focar em um unico contexto por vez ajudará o aluno a aprender de forma mais eficaz. Veja as frases abaixo:
I have been to the UK. (Contexto = experiências de viagens; Uso = ações do passado sem referência de tempo)
I have lived here since I was 10. (Contexto = informações pessoais; Uso = ações que iniciaram no passado e ainda acontecem)
Como você pode ver, misturar o contexto e uso pode confundir o aluno, pois eles perdem a referência de tempo, e o significado do Present Perfect pode ficar difícil. Além disso, é importante no ensino comunicativo da gramática que os alunos sejam ensinados, além do uso da estrutura e seu significado, a pronúncia, a forma e a aplicabilidade do tópico gramatical. Na frase: I have been to the UK.
Como pronunciamos as palavras have, been e to nessa frase?
Quais palavras devem ser enfatizadas de forma geral?
Como devemos formar a estrutura do Present Perfect?
A estrutura é formal, informal, ou ambas? Mais usada na fala ou escrita?
Como podemos perceber, existem vários fatores que precisamos levar em consideração quando desejamos ensinar a gramática de forma comunicativa. Também precisamos pensar nos tipos de atividades e habilidades que serão usadas durante a aula. Muitos acham que gramática comunicativa deve trazer apenas atividades de speaking, mas existem diversas atividades comunicativas escritas. Um framework que gostamos de usar em aulas de gramáticas são:
💡 Lead-in: uma atividade que visa a contextualização do conteúdo, que motivam o aluno a querer novo conhecimento, e que podem nos ajudar a descobrir que conhecimento prévio meus alunos possuem para aprender a estrutura alvo.
💡 Apresentação da estrutura: aqui você pode apresentar a estrutura em uso no seu contexto, e checar se os alunos entendem o porque do uso da estrutura, pode trazer atividades que buscam maior participação dos alunos camparando estruturas semelhantes já dominadas e a nova, apontando diferenças de contexto e uso. Lembre-se de introduzir meaning /use, pronunciation, form and appropriacy (se relevante) da estrutura gramatical.
💡 Prática: exercícios inicialmente controlados que visam trabalhar accuracy, mas que progridem para o foco de fluência. Existem diversas atividades que você pode utilizar, sendo atividades de múltipla escolha, ordenar sentenças e completar as atividades de prática controlada mais comuns.
💡 Produção: atividades que focam na fluência e nos permitem perceber se os alunos podem usar a estrutura com um bom nível de autonomia. Se você está ensinando there is / are para seus alunos no contexto de objetos de casa, você pode colocar os alunos em dupla e pedir que eles brinquem do jogo dos 7 erros (sem olhar a imagem do amigo). Assim, os alunos devem utilizar a estrutura ensinada para achar os 7 erros, e a dupla que achar primeiro é a campeã.
A prática de tópicos gramaticais pode ser desafiadora em grupos grandes, mas uma excelente dica para isso é o uso de atividades em pares ou grupos, com monitoramento do máximo de pessoas possível. Muitas vezes, não é possível trazer aulas totalmente comunicativas, mas você pode:
Trazer uma ou duas atividades que foquem na comunicação, e assim monitorar a progressão deles.
Em aulas online, fazer uso de salas paralelas, que podem ser gravadas e monitoradas em momento mais tarde.
Fazer uso de atividades fora-da-sala de aula para que os alunos utilizem o inglês fora da sala de aula.
Usar plataformas digitais para prática mais controlada como o Geppetto, o que permite mais tempo para prática comunicativa na sala de aula.
Conclusão
Quando desejamos ensinar a gramática de forma comunicativa, existem vários fatores que precisamos considerar. As perguntas abaixo podem nos ajudar a descobrir quão comunicativa e relevante minha aula será e pensar em problemas que devem ser solucionados antes/durante a aula:
A estrutura é relevante para meus alunos?
Que estruturas meus alunos dominam para aprender a estrutura alvo?
Eu pensei em aspectos de meaning/use, pronunciation and form (MPF)?
Que problemas meus alunos podem ter relacionados a MPF e como poderia solucionar?
Como eu posso fazer com que minha aula seja divertida, significativa e memorável?
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